PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Kaliny Lima Ramos, Kássia Rayanne Luna de Souza, Carlos Antônio Santos

Resumo


O presente trabalho equivale a um relato de experiência de estágio curricular em Psicologia Organizacional e do Trabalho – POT. O objetivo central foi exercitar os aspectos teóricos e práticos dentro do ambiente da organização, com a respectiva repercussão no aprimoramento profissional do estudante estagiário. O estágio ocorreu no período de agosto a novembro de 2016, em uma empresa de Recursos Humanos – RH, localizada em Teresina, Piauí, sendo desenvolvido uma vez por semana, às sextas-feiras, no turno da manhã pelas respectivas estagiárias, no horário de 08:00h às 12:00h, totalizando em 48 horas de estágio. O relato em questão aborda o contexto de consultoria, recrutamento e seleção, finalizando com as considerações das estagiárias quanto aos temas discutidos e a experiência de estágio como contribuição para a formação acadêmica. Desta forma, o estágio surge como uma oportunidade para os discentes ampliarem seus conhecimentos, desenvolvendo habilidades e competências para somarem a seus saberes acadêmicos, aprimorando assim, sua carreira profissional.

Palavras-chave


Relato de experiência; estágio; psicologia organizacional.

Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA, W. Captação e seleção de talentos: repensando a teoria e a prática. São Paulo: Atlas, 2004.

BANOV, M. R. Recrutamento, seleção e competências. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2015.

CAMPOS, L. S. Consultoria interna de RH. 1. ed. Rio de Janeiro: Seses, 2016.

COSTA, N. de O.; PIZOLOTTO, M. F. Consultoria em gestão de pessoas: uma análise das oportunidades e desafios encontrados na prática. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão de Pessoas – MBA) – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, UNIJUI, Rio Grande do Sul, 2015.

CHIAVENATO, I. Gestão de pessoas: e o novo papel dos recursos humanos nas organizações. 2. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.

____________. Planejamento, recrutamento e seleção de pessoal: como agregar talentos à empresa. 7. ed. São Paulo: Manole, 2009.

___________. Gestão de Pessoas: o novo papel o dos recursos humanos nas organizações. 3. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.

____________. Gestão de pessoas: o novo papel de recursos humanos nas organizações. 4. ed. Barueri, SP: Manole, 2014.

FERNANDES, D. M. Recrutamento e seleção: processo fundamental para a escolha de uma boa equipe profissional. 89 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Faculdade TECSOMA, Paracatu, 2011.

GIL, A. C. Gestão de pessoas: enfoque nos papéis profissionais. 1. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

LACOMBE, F. J. M. Recursos Humanos: princípios e tendências. São Paulo: Saraiva, 2006.

LIMONGI-FRANÇA, A. C.; ARELLANO, E. B. Os processos de recrutamento e seleção. In: LIMONGI-FRANÇA, A. C. et al. As pessoas na organização. São Paulo: Editora Gente, 2002. p. 61-71.

ORLICKAS, E. Consultoria interna de recursos humanos. São Paulo: Editora Futura, 2001.

PONTES, B. R. Planejamento, recrutamento e seleção de pessoal. 7 ed. São Paulo: LTr, 2014.

RAMOS, F. Entrevista na empresa: entrevista de seleção. In: MACEDO, M. M. K; CARRASCO, L. K. (Con)textos de entrevista: olhares diversos sobre a interação humana. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2005. p. 262-279.

SANTOS, J. R. dos. Papel do consultor na organização. Trabalho de Conclusão de Curso(Especialização em MBA em Gestão Empresarial) – Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium – UNISALESIANO, São Paulo, 2010.

SILVA, A. A. da. et al. Consultoria organizacional: uma experiência na ativo tecnologia. Revista Expressão. v. 20, n. 2. 2012.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 1677-1591 (versão impressa) e ISSN 1677-5716 (versão on-line).