ASPECTOS BÁSICOS SOBRE A MÁQUINA ASSÍNCRONA NO USO DA GERAÇÃO DE ENERGIA EOLIOELÉTRICA

Luiz Bizerra de Aguiar, Gabriela Rangel Guabiraba

Resumo


Com o aumento crescente da demanda de energia elétrica, muitas soluções energéticas têm sido desenvolvidas, dentre elas a energia eólica. Essa fonte de energia, relativamente nova para produção de energia elétrica, tem apresentado nos últimos anos muitos avanços tecnológicos para sua integração aos sistemas de potência. Este artigo apresenta alguns aspectos básicos sobre os geradores assíncronos normalmente utilizados, com destaque para as tecnologias exploradas atualmente, como a máquina de indução duplamente alimentada. É analisado o circuito elétrico da máquina com o conversor duplo, que utiliza um conversor do lado da rede e outro do lado do rotor, comparando-se com outras tecnologias como solução para essa geração. Também são apresentados os modos de controle dos geradores eólicos, com destaque para a utilização de dispositivos da eletrônica de potência e o uso de simulações.


Palavras-chave


Energia eólica, Eolioelétrica, Gerador assíncrono, Gerador de indução.

Texto completo:

PDF

Referências


BERNARDO, Nuno Miguel Libório. A simplified state model for wind turbines. Dissertação (Dissertação de Mestrado) — Instituto Superior Técnico de Lisboa, 2013.

CAMPOS, Fábio Galizia R. Geração de energia a partir de fonte eólica com gerador assíncrono conectado a conversor estático duplo. Dissertação (Dissertação de Mestrado) — Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, 2004.

CHAPMAN, Stephen J. Fundamentos de Máquinas Elétricas. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2013.

FITZGERALD, A.E.; JR., Charles Kingsley; UMANS, Stephen D. Máquinas elétricas. 6. ed. São Paulo: Bookman, 2004.

GUARABIRA, Gabriela R. Estudo da Máquina Assíncrona na Geração de Energia Eólica. Trabalho de Conclusão de Curso, Faculdade de Ciência e Tecnologia AREA 1, dezembro 2016.

KOSOW, Irvin L. Máquinas elétricas e transformadores. Volume 1. 4. ed. Porto Alegre. Rio de Janeiro: Globo, 1982.

MINISTÉRIO DE MINAS E ENERGIA. Resenha energética brasileira. Distrito Federal, 2016.

PINTO, Milton. Fundamentos de energia eólica. São Paulo: Ltc - Livros Técnicos e Científicos, 2013.

RUNCOS, Fredemar; CARLSON, Renato; KUO-PENG, Patrick; VOLTOLINI, Hélio; BATISTELA, Nelson J. Geração de energia eólica tecnologias atuais e futuras. 2005.

SALLES, Maurício Barbosa de Camargo. Modelagem e análises de geradores eólicos de velocidade variável conectados em sistemas de energia elétrica. Tese de Doutorado, Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, 2009.

VOLTOLINI, Hélio. Modelagem e controle de geradores de indução duplamente alimentados com aplicação em sistemas eólicos. Tese de Doutorado — Universidade Federal de Santa Catarina, 2007.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 1677-1591 (versão impressa) e ISSN 1677-5716 (versão on-line).