Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Revista Cientefico?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

A Revista Cientefico (ISSN: 1677-5716 - online), produzida, fomentada e editada pelo grupo DeVry Brasil, propõe-se a estimular a produção acadêmico-científica, visando instigar a transdisciplinaridade entre as áreas de interesse das Instituições do grupo DeVry Brasil. As diretrizes gerais da revista são definidas pelo Conselho Editorial e as sugestões, críticas e observações efetivadas pelos leitores devem ser encaminhadas à Equipe Editorial, por meio do site: http://revistacientefico.devrybrasil.edu.br/cientefico. Atualmente, a periodicidade da revista é semestral, além de contar com a versão online de livre acesso no site das IES.

Orientação Editorial

Os textos produzidos deverão ser originais e serão submetidos a exame pela Equipe Editorial, a quem cabe elaborar o conteúdo do parecer e deliberar sobre a publicação.

A Equipe Editorial poderá assessorar-se de pareceristas ad hoc, a seu critério, omitida a identidade dos autores, bem como dos respectivos avaliadores. O prazo de entrega do parecer dos avaliadores será em média de (03) meses.

As revisões necessárias serão sugeridas pela Equipe Editorial, seguindo as observações técnicas do(s) revisor(es), e a devolução dos textos avaliados deverá ocorrer no prazo de trinta dias, pelo seu autor, uma vez que ele tenha recebido a notificação. É permitida a reprodução parcial dos textos, desde que citada à fonte.

Apresentação do Manuscrito 

  • Os trabalhos, digitados em Word for Windows (doc ou docx);
  • Os textos terão no mínimo 15 e no máximo 25 páginas em papel A4 e configuradas de modo a apresentar margem esquerda e superior de 3,0 cm e margem direita e inferior 2,0cm, em todo documento, em espaço 1,5 entrelinhas, justificado;
  • A fonte usada deverá ser Times New Roman, tamanho 12 em estilo normal. O resumo deverá ser tamanho 11, em itálico, em texto corrido, sem parágrafos. E as citações deverão ser apresentadas em tamanho 10, sendo que as citações de até 3 linhas deverão ser incorporadas ao parágrafo e àquelas de 3 linhas ou mais sofrerão recuo de 4 cm, à direita, com espaço simples e justificado.
  • Não faça espaço no início dos parágrafos, deixando uma linha entre eles;
  • O título do trabalho deverá ser apresentado em letra maiúscula, tamanho 12, em negrito, com alinhamento centralizado, não devendo exceder duas linhas;
  • Após o título do trabalho, inserir nome completo do(s) autor(es), alinhado à direita;
  • Na primeira página, em nota de rodapé, em tamanho 11, deverão constar a titulação acadêmica e a vinculação institucional de cada um dos autores bem como o endereço eletrônico de todos eles;
  • Os artigos devem conter resumo com no máximo 350 palavras e de três a cinco palavras-chave. Também deve haver um resumo em língua inglesa, abstract, com a mesma quantidade de palavras-chave neste idioma;
  • Recurso tipográfico Itálico deve ser utilizado apenas para palavras e/ou expressões estrangeiras;
  • Não deve ser incluída moldura no texto;
  • Os artigos deverão conter, obrigatoriamente, Introdução, Métodos, Resultados, Discussão, Conclusões e Referências. 

Vale ressaltar que, algumas áreas do conhecimento, principalmente as Humanidades não trabalham com os títulos abaixo, apesar de representar o mesmo conteúdo, ou seja, há sim a descrição do método, dos procedimentos de coleta quantiquali, mas em geral os pesquisadores nomeiam tais itens com outros títulos.  

a) Introdução: descrição breve do tema, objetivos e hipóteses;

b) Métodos: procedimentos científicos utilizados;

c) Resultados: descrição panorâmica dos dados levantados para propiciar ao leitor a percepção adequada e completa dos resultados obtidos de forma clara e precisa, sem interpretações pessoais;

d)Discussão: argumentos convincentes e adequados como: equações, exemplos, provas matemáticas, estatísticas, padrões, tendências, além de dados coletados e tabelados, onde devem ser feitas comparações com resultados obtidos por outros pesquisadores, caso existam;

e) Conclusões e/ou Considerações Finais: devem responder às questões da pesquisa, correspondentes aos objetivos e hipóteses.

f) Referências: fontes de pesquisa que foram utilizadas e/ou consultadas para a confecção do artigo.   

  • Os textos e as referências devem obedecer às normas da ABNT (NBR 6023 - Informação e documentação: Elaboração de referências bibliográficas);
  • As citações devem obedecer às normas da ABNT (NBR 10520 - Informação e documentação: Citações em documentos: apresentação);
  • Caso exista financiamento ou apoio o mesmo deve ser explicitado;
  • Pesquisas que envolvam seres humanos serão publicadas mediante o parecer do comitê de ética;
  • Para as tabelas e desenhos devem ser utilizados os recursos apropriados do editor de texto (Word). As equações devem ser editadas no Microsoft Equation 3.0 ou similar;
  • As ilustrações, fotografia e mapas devem ser inseridas no tamanho máximo de 15x20 cm, ter boa qualidade e no formato de arquivo jpg. Gráficos e tabelas deverão ser colocados na ocorrência do texto, com as respectivas indicações de localização e explicação.
  • As notas de rodapé devem ser utilizadas, minimamente, para destacar alguma explicação e colocadas no pé das páginas por meio de números sequenciais, seguindo as referências numéricas constantes no corpo do texto.
  • Os trabalhos que estiverem distintos das normas sugeridas, não serão remetidos aos pareceristas, mas devolvidos aos autores para a devida adequação às normas.
  • Os autores serão responsáveis pelos dados, conceitos emitidos e Referências citadas em seus artigos.
  • Os trabalhos serão submetidos, sigilosamente, à apreciação do Conselho Científico ou a relatores de pareceres ad hoc, sendo publicados após o parecer favorável de, pelo menos, dois membros, de acordo com a programação a ser definida pelo Conselho Editorial, dependendo da quantidade de trabalhos aprovados, obedecendo-se a ordem cronológica de submissão.
  • Os autores receberão as informações sobre a aceitação do trabalho via e-mail pessoal.
  • Os autores, dos trabalhos recusados, serão informados via e-mail pessoal.
  • As possíveis sugestões dos pareceristas ou do Conselho Editorial de modificações nos trabalhos, serão remetidas, sigilosamente, aos autores.
  • Os autores, ao submeterem os seus trabalhos, estão concordando com a Cessão dos Direitos Autorais à Revista Cientefico, conforme disposições de veiculação e acesso livre dos leitores aos textos, desde que citando a fonte de referência e os respectivos créditos do autor.

Tipos de textos acolhidos

Artigos, artigos de revisão, relato de pesquisa ou experiência, resenhas, reflexão filosófica e artigo especial.

  • Artigos: Relato de investigação. Deve conter resumo e palavras chave em língua vernácula e estrangeira, introdução, métodos, resultados, discussão, considerações finais e referências;
  • Artigo de revisão: Revisão de literatura e crítica sobre determinado tema. Deve conter resumo e palavras chave em língua vernácula e estrangeira, introdução, desenvolvimento, considerações finais e referências; 
  • Relato de pesquisa ou experiência: Explicitação dos passos do processo de pesquisa ou experiência vivenciada; 
  • Resenhas: Abordagem de obras publicadas. Não é necessário resumo e palavraschave; 
  • Reflexão filosófica: Abordagem relevante para o conhecimento científico e para a área acadêmica. Não é necessário resumo e palavras-chave; 
  • Artigo especial: Texto escolhido pelo corpo editorial. Geralmente de um especialista ou teórico de áreas de interesse para o meio acadêmico. Deve conter resumo e palavras chave em língua vernácula e estrangeira, introdução, métodos, resultados, discussão, considerações finais e referências.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word.
  3. URLs para as referências foram informadas quando possível.
  4. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  5. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
 

Declaração de Direito Autoral

TERMO DE AUTORIZAÇÃO

 

 

 

 

Eu, _____________________________________________, CPF nº ________________, autorizo o grupo DeVry Brasil, responsável pela edição do periódico Cientefico (ISSN: 1677-5716 – online / ISSN: 1677-1591 – impressa) a publicar o texto de minha autoria intitulado ___________________________________________________________________________________________________________________, em versão eletrônica e disponibilizá-lo, em formato eletrônico ou outras mídias, para bases bibliográficas de indexação, repositórios e bancas de dados de referências e de periódicos científicos, dispensando qualquer tipo de remuneração ou contra prestação econômica pela divulgação do referido trabalho.

 

Declaro que o presente manuscrito é contribuição original, não tendo sido publicado anteriormente, nem integralmente nem partes, sob nenhuma forma de mídia impressa ou eletrônica, e não foi encaminhado concomitantemente a outros periódicos, nem o será até concluído o processo de avaliação pela Revista Cientefico.

 

Informo ainda que participo suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo seu teor. Caso necessário e se solicitados, forneceremos as informações e dados referentes ao estudo apresentado no manuscrito para análise do editor da revista.

 

 

___________________, _____ de __________ de _____.

                   Cidade (Estado)

 

 

________________________________________

Assinatura